3) Leia pacientemente:
Seja paciente consigo mesmo, não se exija demais. Se formos disciplinados na leitura, pouco a pouco iremos melhorando, iremos compreender o texto lido, leremos mais rápido, etc. Seja paciente, e o resto é conseqüência.
Seja paciente com o texto bíblico que está sendo estudado. Não entendeu? Ore, peça sabedoria, discernimento. Ainda não? Leia novamente, peça ajuda para algum irmão que está a mais tempo na fé, pesquise na internet ou em livros.
Lembram do exemplo??
Autor do livro foi correr com o campeão mundial, venceu a primeira volta porque deu tudo de si naquela volta, enquanto o campeão estava pronto para dar mais três voltas. Ou seja, depois de muito treino o campeão criou resistência, e da mesma forma temos que criar “resistência” na leitura bíblica. Criar “pulmões”.
4) Ler seletivamente
Aqui fazemos as perguntas clássicas
- Quem? = irá nos ajudar a identificar as pessoas que estão envolvidas na passagem bíblica. (Não se esqueçam de procurar quem é o tal de “Etã” do Salmo 89)
- O quê? = quais são os acontecimentos? Em que ordem ocorre? O que o escritor quis transmitir ao leitor??
- Onde? = local em a passagem ocorreu. Se possível, quando o texto bíblico mencionar alguma cidade, procure no mapa.
- Quando? = nos refere o tempo. Alta madrugada, ou de tarde. Ou também em relação a outros eventos bíblicos.Lembram-se Neemias, que passou quatro meses orando? Outro exemplo: você sabia que Jó antecede aos patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó)?
- Por quê? = nos ajuda a investigar a passagem. Por quê Jesus disse isso? Por que os discípulos estavam a caminho de Emaus? Por que retornaram para Jerusalém? Por que o autor do livro escreveu isso? Por que Jesus foi orar a alta madrugada?
- Pra quê? = nos mostra quanto a aplicação, como aplicar na nossa vida.
Abraço, Alê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário