quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ficar ou Namorar?

Um assunto que desperta muito curiosidade em jovens (ficar/namorar/sexo/casamento), e que em breve será trabalhado mais a fundo na JEAD, mas comecemos pelo inicio.
O que é ficar?
"Beijar na boca quantos caírem na rede, tendo-se a liberdade de passar pelo parceiro no outro dia, como se nunca o tivesse visto antes. É uma curtição sem compromisso, sem receios, sem preconceitos, sem cobrança."
E o que a Bíblia nos fala?
Em 1Corintios 6 lemos:
"Vocês não sabem que aquele que se une com uma prostituta é um corpo com ela? Pois está escrito: 'Os dois serão uma só carne'." (v. 16)
"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." (v. 19)
Fomos chamado para sermos santos, ou seja, para sermos separados do pecado. Ficar antes de tudo é seguir uma idéia mundana, e lembrem-se que nós estamos no mundo, mas NÃO somos do mundo. Além disso, ficar pode ser como brincar com o fogo, mais cedo ou mais tarde nos queimamos.
Lemos em Provérbios 26.20: "Sem lenha a fogueira se apaga..."
Ficar desperta a sexualidade, que é uma característica do ser humano, uma característica feita por Deus. Porém deve estar no contexto certo (leia-se: casamento).
Um beijo "desentupidor de pia" já vem com uma conotação sexual extremamente forte, e infelizmente muitos jovens ficam apenas para afirmar a sua sexualidade para seus "amigos".
Além disso um beijo "desentupidor de pia" normalmente tem por objetivo seduzir, despertar paixão e provocar o sexo oposto. Curioso que essas características são muito semelhantes ao frutos da carne (Galátas 5.16-26)
O pessoal do Acampe Vida certa vez deu um exemplo muito interessante: "Ficar é o mesmo que fazermos uma roda, e dividirmos uma laranja. Eu dou a primeira mordida, e passo para a pessoa do meu lado. Coitada da última pessoa da roda, só haverá bagaço."
Quanto ao namorar...
A Bíblia não fala em namoro, mas sim em casamento! Então o único fato que justifica o namoro é o desejo de se casar. E para casar: é necessário ter dinheiro para se sustentar. Então a pergunta é: Por que namorar se você não pensa em casar, ou não tem condições para casar?
Namorar só por namorar, por não querer ficar sozinho, é o mesmo que ficar, apenas muda a rotatividade.
Sei que o assunto gera polêmica, mas assim que possível será trabalhado a fundo!
Conclusão: 1Corintios 6.13: "... O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo."
Busquemos a santidade!
Abraço,
Alê.

Nenhum comentário: